Foco: prestar esclarecimentos
Cada atendimento tem duração máxima de 30 minutos. Respostas que exijam interação com outras unidades poderão ser complementadas por e-mail, em até 24 horas.
O foco do Balcão Virtual é fornecer esclarecimentos relacionados aos serviços oferecidos pelo STJ.
O atendimento não poderá ser usado para obter consultoria jurídica, solicitar protocolo de petições ou intermediar contatos com gabinetes de ministros.
Balcão Virtual Como Funciona
O Balcão Virtual é uma plataforma pela qual o STJ presta atendimento remoto ao público externo, a partir da interação por videoconferência.
A comunicação acontece em salas virtuais, que podem ser acessadas de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 10h às 18h.
Apoio em temas judiciais
O rol de temas inclui: Central do Processo Eletrônico (CPE), Peticionamento, Protocolo Judicial, Consulta Processual, Sistema PUSH, Certidões, Sessões de Julgamento, Sustentação Oral, Preferência de Julgamento, Despesas Processuais, GRU Cobrança, Andamento Processual e Fluxo do Processo, entre outros assuntos relacionados a serviços e sistemas do STJ.
Uma vez iniciada a conexão, o usuário se identifica e ingressa em uma sala de acolhimento, que redireciona os atendimentos para as salas individuais.
Nessas salas, um(a) consultor(a) do STJ realiza o atendimento inicial e pode recorrer a áreas técnicas do Tribunal para a resolução de demandas específicas.
Videoconferência Saiba como se conectar com o Balcão Virtual do STJ
Para acessar o Balcão Virtual do STJ, você deve clicar no botão “Acessar” no canto superior direito da tela.
Antes, contudo, é recomendável instalar o “Zoom”, um aplicativo de chamada de vídeo.
Há versões disponíveis tanto para computador, quanto para celular.
Elas podem ser baixadas gratuitamente na página oficial do programa: https://zoom.us/pt-pt/meetings.html.
Não é preciso criar nenhuma conta para ingressar no Balcão Virtual.
Basta clicar no link de acesso, no alto da página, para se identificar e iniciar o serviço.
Sugerimos que você baixe e instale o Zoom antes de solicitar atendimento.
Realizar chamadas sem o programa instalado só é indicado quando não há acesso à outra opção.
Sala de acolhimento
Após se identificar, você será direcionado a uma “sala de triagem” antes de receber atendimento.
O procedimento visa garantir que não haja congestionamento de usuários na plataforma.
Central de Ajuda
Nossa Central de Ajuda traz dicas de uso do Zoom em PCs e celulares. O sítio do Zoom abriga também uma página com dezenas de artigos sobre o uso do aplicativo, além de respostas para dúvidas comuns dos usuários.
Na dúvida, consulte nossas “Perguntas Frequentes”
Clique no botão ao lado para saber mais sobre o Balcão Virtual. Se você tem dúvidas sobre outros temas, consulte também a seção de “Perguntas Frequentes” do Portal STJ.