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Como Funciona

Foco: prestar esclarecimentos

Cada atendimento tem duração máxima de 30 minutos. Respostas que exijam interação com outras unidades poderão ser complementadas por e-mail, em até 24 horas.

O foco do Balcão Virtual é fornecer esclarecimentos relacionados aos serviços oferecidos pelo STJ.

O atendimento não poderá ser usado para obter consultoria jurídica, solicitar protocolo de petições ou intermediar contatos com gabinetes de ministros.

Balcão Virtual Como Funciona

O Balcão Virtual é uma plataforma pela qual o STJ presta atendimento remoto ao público externo, a partir da interação por videoconferência.

A comunicação acontece em salas virtuais, que podem ser acessadas de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 10h às 18h.

Apoio em temas judiciais

O rol de temas inclui: Central do Processo Eletrônico (CPE), Peticionamento, Protocolo Judicial, Consulta Processual, Sistema PUSH, Certidões, Sessões de Julgamento, Sustentação Oral, Preferência de Julgamento, Despesas Processuais, GRU Cobrança, Andamento Processual e Fluxo do Processo, entre outros assuntos relacionados a serviços e sistemas do STJ.

Uma vez iniciada a conexão, o usuário se identifica e ingressa em uma sala de acolhimento, que redireciona os atendimentos para as salas individuais.

Nessas salas, um(a) consultor(a) do STJ realiza o atendimento inicial e pode recorrer a áreas técnicas do Tribunal para a resolução de demandas específicas.

Salas de Atendimento Virtual Veja os temas tratados em cada sala de atendimento

Central do Processo Eletrônico; Peticionamento; Protocolo Judicial

SALA 1

Central do Processo Eletrônico;
Peticionamento; Protocolo Judicial
Sessões de Julgamento; Sustentação Oral e Preferência de Julgamento; Memoriais

SALA 3

Sessões de Julgamento; Sustentação Oral
e Preferência de Julgamento;
Memoriais
Navegação e serviços oferecidos no Portal STJ; Consulta Processual; Sistema Push; Certidões

SALA 2

Navegação e serviços oferecidos no Portal STJ;
Consulta Processual; Sistema Push; Certidões
Despesas Processuais; Custas Processuais; GRU cobrança; Preenchimento da GRU; Andamento e Fluxo do processo no STJ

SALA 4

Despesas Processuais; Custas Processuais;
GRU cobrança; Preenchimento da GRU;
Andamento e Fluxo do processo no STJ
Central do Processo Eletrônico; Peticionamento; Protocolo Judicial

SALA 1

Central do Processo Eletrônico;
Peticionamento; Protocolo Judicial
Navegação e serviços oferecidos no Portal STJ; Consulta Processual; Sistema Push; Certidões

SALA 2

Navegação e serviços oferecidos no Portal STJ;
Consulta Processual; Sistema Push; Certidões
Sessões de Julgamento; Sustentação Oral e Preferência de Julgamento; Memoriais

SALA 3

Sessões de Julgamento; Sustentação Oral
e Preferência de Julgamento;
Memoriais
Despesas Processuais; Custas Processuais; GRU cobrança; Preenchimento da GRU; Andamento e Fluxo do processo no STJ

SALA 4

Despesas Processuais; Custas Processuais;
GRU cobrança; Preenchimento da GRU;
Andamento e Fluxo do processo no STJ

Videoconferência Saiba como se conectar com o Balcão Virtual do STJ

Para acessar o Balcão Virtual do STJ, você deve clicar no botão “Acessar” no canto superior direito da tela.

Antes, contudo, é recomendável instalar o “Zoom”, um aplicativo de chamada de vídeo.

Há versões disponíveis tanto para computador, quanto para celular.

Elas podem ser baixadas gratuitamente na página oficial do programa: https://zoom.us/pt-pt/meetings.html.

Não é preciso criar nenhuma conta para ingressar no Balcão Virtual.

Basta clicar no link de acesso, no alto da página, para se identificar e iniciar o serviço.

Sugerimos que você baixe e instale o Zoom antes de solicitar atendimento.

Realizar chamadas sem o programa instalado só é indicado quando não há acesso à outra opção.

Sala de acolhimento

Após se identificar, você será direcionado a uma “sala de triagem” antes de receber atendimento.

O procedimento visa garantir que não haja congestionamento de usuários na plataforma.

Central de Ajuda

Nossa Central de Ajuda traz dicas de uso do Zoom em PCs e celulares. O sítio do Zoom abriga também uma página com dezenas de artigos sobre o uso do aplicativo, além de respostas para dúvidas comuns dos usuários.

Na dúvida, consulte nossas “Perguntas Frequentes”

Clique no botão ao lado para saber mais sobre o Balcão Virtual. Se você tem dúvidas sobre outros temas, consulte também a seção de “Perguntas Frequentes” do Portal STJ.